Tendências de SEO para 2020: 5 previsões a serem preparadas

A Search Engine Optimization (SEO) é a alma e o coração de impulsionar um site para o mais alto nível de sucesso. No entanto, o dinamismo do SEO dificulta o acompanhamento às vezes. 2019 foi ótimo para SEO. Novas tendências, ferramentas e atualizações inundavam regularmente o setor.


Motor de Otimização de Busca

Ansiosos para o próximo ano, especialistas do setor já trabalharam na introdução do últimas tendências de SEO para 2020. Se você deseja saber mais sobre as tendências e técnicas de SEO, elas foram resumidas aqui. Portanto, acelere e esteja preparado para adotar essas tendências para obter melhor desempenho do seu site e, finalmente, do seu negócio.

Leia também Ferramentas gratuitas de SEO que todos os especialistas estão usando.

Tendência # 1: Utilizando a otimização de pesquisa por voz

Otimização de pesquisa por voz

Embora seja necessariamente uma tática de SEO que estava em alta em 2019, está sendo estendida para o Ano Novo também. Por quê? A otimização da pesquisa por voz não é apenas facilmente acessível a todos, mas também está na moda. Com o Google Assistant, Siri e Alexa ao virar da esquina para tornar nossa vida diária mais confortável, as pessoas estão optando pela pesquisa por voz em números significativos.

Vários estudos foram realizados ao longo dos últimos anos e constatou-se que mais de 61% das pessoas estão se sentindo confortáveis ​​usando pesquisas por voz, especialmente em seus dispositivos móveis. Enquanto 17% da população ainda não está familiarizada com o uso dessa tecnologia, apenas 14% não se sente confortável em usá-la.

Outro estudo descobriu que 55% dos adolescentes e 41% dos adultos usam buscas por voz várias vezes diariamente. Quando se trata de empresas, mais de 46% das empresas usam a otimização de pesquisa por voz para encontrar outras empresas locais.

Para garantir que você esteja usando a otimização de pesquisa por voz adequadamente, você precisa otimizar sua pesquisa local. A inserção de palavras-chave com segmentação geográfica ajuda a criar uma base de clientes mais fiel e robusta.

Para ter uma classificação mais alta nas consultas de pesquisa por voz, você precisa tornar seu website otimizado para celular e adequadamente integrado à tecnologia de pesquisa por voz. O Google sempre otimiza sites compatíveis com dispositivos móveis.

Fato interessante:

  • 50% de todas as pesquisas serão baseadas em voz até 2020

Tendência # 2: Desenvolvendo Conteúdo de Qualidade

Você, sem dúvida, ouviu falar da frase “O conteúdo é rei”! Mas você sabe por que tanta ênfase é colocada nele? O motivo é simples: as pessoas leem blogs para obter respostas que agregam valor às suas vidas e essencialmente resolvem seus problemas. Portanto, é necessário desenvolver um conteúdo de qualidade que envolva os leitores.

Desenvolvendo Conteúdo de Qualidade

Um bom conteúdo atrai mais leitores para seus sites e dá a eles um motivo para permanecer um pouco mais. Isso, por sua vez, melhora seu desempenho em SEO.

No entanto, para atrair mais leitores, é essencial que você produza conteúdo de alta qualidade. Seu público-alvo deve poder se conectar à marca e seus blogs servem como o meio ideal. Você também deve se concentrar em escrever conteúdo de formato longo, pelo menos 1840 palavras, porque funciona melhor com os mecanismos de pesquisa. Não apenas os conteúdos de formato longo são mais atraentes, mas também apresentam um desempenho adequado em termos de SEO.

Um conteúdo de qualidade com formato longo tem maiores chances de ser classificado nos mecanismos de pesquisa. Além disso, eles obtêm mais compartilhamentos nas mídias sociais do que versões mais curtas. Além disso, os blogs que incluem representações visuais, como infográficos, vídeos e imagens, também apresentam melhor desempenho no SEO. Forme o conteúdo com base na jornada do comprador e crie conteúdo personalizado.

Assim, focar na criação de conteúdo longo e de qualidade será uma das tendências que os especialistas em SEO devem procurar em 2020.

Fato interessante:

  • 84% dos clientes procuram clientes que produzam conteúdo educacional e envolvente

Leia também:

  • Ferramentas de blog que todos precisam em 2020
  • 4 etapas fáceis para apresentar novas idéias de conteúdo de seus concorrentes

Tendência # 3: visando o snippet de alta classificação

Visando o snippet de alta classificação

Ultimamente, se você pesquisar uma palavra-chave específica no Google, é provável que você mostre um snippet do site melhor classificado para a mesma palavra-chave. Em vez de apenas mostrar o site número 1, o Google começou a mostrar os bits em destaque. Os profissionais de marketing chamam esse ponto de “posição zero”.

Os especialistas em SEO agora pretendem classificar usando palavras-chave específicas, portanto, ganham um snippet em destaque na primeira página do Google.

No entanto, para obter um snippet em destaque no topo da página, você precisa aprimorar seu jogo de SEO.

Um estudo revelou que os snippets em destaque são exibidos para conteúdo classificado nos 10 principais resultados. Mais de perto, 90,1% das peças em destaque são retiradas de conteúdo classificado entre as 5 primeiras posições. Portanto, é necessário usar as técnicas corretas de SEO e criar um conteúdo valioso e de alto nível.

Outro estudo realizado pela SEMrush mostrou que dos 6,9 milhões de snippets e quase 80 milhões de palavras-chave, apenas 7% deles eram genéricos. 41,59% das palavras-chave incluem perguntas e os snippets de classificação contêm uma resposta para a mesma. O uso de palavras-chave de pergunta aumenta as chances de obter snippets em destaque em 480%. Portanto, usar as palavras-chave certas e criar o conteúdo certo também pode ajudá-lo a ganhar um snippet.

Ganhe um snippet em destaque

Outro truque para obter um snippet seria organizar o conteúdo usando as tags H2 e H3 (subtítulos). O uso de números e marcadores permite que o conteúdo pareça formatado e mais apresentável.

Os snippets em destaque são uma maneira simples e eficaz de aumentar seu SEO.

Fato interessante:

  • Os sites que obtiveram um snippet em destaque tiveram um aumento na CTR (taxa de cliques) em 516%

Tendência # 4: Torcendo pela inteligência artificial

Torcendo pela inteligência artificial

Nos últimos anos, houve um aumento no uso de Inteligência Artificial (IA), que se tornou melhor e acessível. Alimentado por chatbots e assistentes de IA, aproveitá-los para o crescimento do seu site pode obter resultados positivos. Chatbots e IA podem permitir que sua empresa se conecte com outros usuários mesmo após o horário oficial de trabalho, aumentando assim o alcance da sua marca.

O serviço 24 horas por dia, 7 dias por semana, dos chatbots facilita para as empresas responderem prontamente a emails ou consultas provenientes de clientes em horários estranhos, sem a necessidade de assistência humana. Isso valida apenas o uso de chatbots e IA. Além disso, a instalação de chatbots e IA é econômica e permite reduzir ainda mais a pressão sobre os funcionários.

Ao introduzir chatbots e IA no site da sua marca, você torna todo o processo mais automatizado, fornecendo aos usuários o guia certo para navegar no site no momento certo. A IA e os chatbots também podem orientar os visitantes na jornada do comprador, levando a mais conversões no final.

Portanto, você deve torcer pela Inteligência Artificial e integrar a mesma às suas técnicas de SEO no Ano Novo.

Fato interessante:

  • 72% dos líderes empresariais consideram que a Inteligência Artificial é uma vantagem para a maioria das empresas

Tendência # 5: Entendendo o RankBrain

A ênfase no RankBrain será uma das principais tendências de SEO para 2020. O RankBrain é o principal algoritmo usado pelo Google que se concentra em servir melhor os usuários com resultados de pesquisa direcionados. Em 2015, funcionários do Google revelaram que o RankBrain é a terceira indicação de classificação mais crucial.

Entendendo o RankBrain

As pessoas costumam usar consultas complexas de cauda longa no Google. O RankBrain interpreta essas consultas e as traduz para otimizar os resultados da pesquisa. Ele analisa perguntas não conectadas para encontrar semelhanças entre si, o que aumenta a compreensão futura de pesquisas complexas e encontra tópicos relacionados.

O RankBrain já é inteligente e, quanto mais dados coletados, mais rápido ele se torna no fornecimento de intenções de pesquisa.

Geralmente, analisa sinônimos e termos relacionados da consulta de pesquisa original e examina outras páginas com as palavras associadas. Isso permite que a pessoa obtenha resultados altamente otimizados.

O algoritmo analisa os bons resultados usando fatores como baixas taxas de rejeição, tempos de permanência mais longos e taxas de cliques mais altas para restringir ainda mais a intenção de pesquisa.

Esta é a razão pela qual a compreensão do RankBrain e a sua utilização são vitais para um bom SEO. Os especialistas em SEO mais experientes estão otimizando as meta descrições para cada página da Web e tornando-a mais atraente que gera mais cliques, aumentando o retorno da página..

Outra maneira de usar o RankBrain para sua vantagem seria aumentar a usabilidade da página e melhorar a experiência do usuário. Quanto mais tempo eles gastam em sua página, maiores são suas chances de ser reconhecido pelo RankBrain.

Fato interessante:

  • O Google recebe cerca de 3 bilhões de pesquisas por dia, das quais 15% são novas no RankBrain

Para resumir

As tendências de SEO que você precisa observar em 2020 incluem:

  • Aproveitando a otimização da pesquisa por voz
  • Desenvolvendo conteúdo de qualidade
  • Visando snippets em destaque no Google
  • Usando a Inteligência Artificial para alcançar mais
  • Compreendendo e usando o algoritmo RankBrain

Sendo um aspecto essencial para os sites serem notados, o SEO é dinâmico e está em constante evolução. Portanto, para manter a relevância, é importante manter-se atualizado com todas essas alterações. As tendências de SEO em 2020 são essencialmente uma extensão do que estava em alta neste ano. No entanto, à medida que mais atualizações são feitas diariamente, você deve se atualizar também.

Basta ter em mente as tendências mencionadas acima e você pode facilmente descobrir o futuro do SEO e, finalmente, sua empresa.

Leia também:

  • Melhores plugins de SEO para sites WordPress
  • Melhor software de análise de SEO para o seu site
  • Como acelerar o processo de indexação de um site?
  • 30 erros de SEO que podem matar o ranking do seu site em 2020
Jeffrey Wilson Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
follow me
    Like this post? Please share to your friends:
    Adblock
    detector
    map